APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério VII – MEDIAÇÃO DA INDIVIDUAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Não cabe ao mediador determinar apenas uma forma de pensar, agir ou opinar se o mediado deseja e pode fazer diferente, do seu modo. Para a formação de identidade, é fundamental que cada indivíduo se afirme como distinto entre os demais e seja reconhecido pelo que é. 

Em diversos aspectos somos e precisamos ser semelhantes, mas em outros podemos e devemos ser diferentes...  

O mediador apóia e fortalece o mediado para que mantenha seus próprios pontos de vista, apesar das pressões que o grupo do qual faz parte possa fazer para que os abandone.

Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar a MEDIAÇÃO DA INDIVIDUAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO PSICOLÓGICA na prática em sua disciplina.

Um comentário:

  1. Uma discussão sempre presente nas aulas de geografia é uso e aplicação das tecnologias e do importante papel que ela vem ocupando em diversos setores da sociedade e também por fazer parte de diversos temas tratados pela disciplina, como a evolução dos meios de comunicação, globalização, trabalho, produção industrial e outros. Para os estudantes, que percebem o fenômeno como algo bastante próximo, o assunto gera calorosas discussões quando se trata de apresentar pontos positivos e negativos. A discussão caminha por diferentes níveis de habilidade, de interesse, familiaridade com os recursos tecnológicos e cultura. Os meios de comunicação e as novas tecnologias são amplamente utilizados pela maioria dos jovens e estes conjugam diferentes opiniões e ideias, desde os que estão orientados sobre os riscos ou proibições aos que rejeitam qualquer possibilidade de viver sem o computador ou celular , por exemplo. Sempre estimulamos o debate no sentido crítico e responsável, procurando fazê-los pensar a importância em analisar as possibilidades e aplicações das tecnologias na sua vida e no mundo atual, e assim, expor sua opinião argumentando com clareza e respeitando a opinião dos demais.

    ResponderExcluir