Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
APRENDIZAGEM MEDIADA: VIÁVEL?
Como perceberam pela experiência prática em sala de aula, a Aprendizagem Mediada de Feuerstein pede por um modo de educar bastante diferente do convencional, alterando o que conhecemos tradicionalmente como didática, organização do ambiente de sala, modos de avaliação, relação professor-aluno, currículo e programas de ensino.
Mediante isso, pergunto:
É viável termos aulas mediadas no sistema educacional que temos (sobretudo no sistema público, foco do nosso projeto)?
Não? Sim?
Caso não, por que?
Caso sim, o que e como fazer para a Aprendizagem Mediada se tornar um fato?
Postem aqui suas reflexões... Obrigado!
Dorotilde - Aprendizagem Mediada - 20 de junho de 2.012
ResponderExcluirÉ viável termos aula de Aprendizagem Mediada no Sistema Educacional Público. Parece utópico, mas é viável. Exigirá muita dedicação dos Mediadores, interessando-se em Estudar os Ensinamentos de Reuven Feuerstein.
Envolvimento de Governo do Estado, ofertando Cursosde Aprendizagem Mediada aos Professores. Diminuindo o número de alunos em sala de aula. Mantendo a hora atividade.
Equipe pedagógica eficiente e atualizada no
no assunto, para dar respaldo aos Professores (Mediadores) e alunoa (Mediados).
Professorews entusiasmados que acreditam na Experiência Mediada de Aprendizagem (EAM), dispostos a mudar o modo tradicional de dar aulas, adequando-se às novas exigências da Aprendizagem mediada, como: didática, organização do ambiente da sala de aula, avaliações diferenciadas de acordo com a necessidade dos mediados, fundamentadas no
Programa de Enriquecimento Instrumental(PEI),
relação afetiva professor-aluno.
Atualizações Curriculares e dos Programas de Ensino que vêm da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná e dos Núcleos Regionais de Ensino.
Resumindo, é um trabalho de atualização e envolvimento de todos os Profissionais da Educação, que resultará em benefícios aos Profissionais Mediadores, aos alunos, às famílias, à sociedade, melhorando a qualidade de
Vida.
Viável com certeza, mas possível necessitaria de adequações para que acontecesse.
ResponderExcluirConcordo com o que a colega Dorotilde respondeu e complemento que as salas de aulas necessitariam de materiais pedagógicos, além de todas as adaptações necessárias (redução do número de alunos, mudança dos currículos, mudanças nas metodologias, capacitações de professores).
Quando se envolve determinados materiais (como jogos)e se faz uma ponte entre o uso deste material e do conteúdo, acredito que ficaria mais fácil do aluno expor suas ideias, interagir mais facilmente.
Se você está num ambiente acolhedor, sua tendência é soltar-se mais.
Uma boa sugestão, creio que seria se todas as escolas tivessem salas ambientes (com materiais específicos das disciplinas que irão usar esta sala, mesas redondas, equipamentos áudio-visuais) e que os horários fossem 2 aulas juntas. Isso já melhoraria um pouco e estaria dentro do que o estado pode fazer de imediato.
Profª Carla Grandis Lepri
Vivemos atualmente grandes desafios na tarefa de ensinar. A Experiência da Aprendizagem Mediada destaca a relação professor-educando, elemento fundamental que permeia a aquisição de conhecimento e evidencia a necessidade de priorizar conteúdos que tenha significação para a vida do aluno. Portanto é viável e encontra apoio em estudos e reflexões sobre a formação dos profissionais da educação ao manifestar a importância em identificar as funções que estão prejudicando a ação cognitiva do indivíduo e não, simplesmente, o que ele não conhece ou os comportamentos daí decorrentes. No entanto, é necessário que o professor conheça a estrutura básica desse modo de educar e entenda a aprendizagem mediada em todas as dimensões que ela possibilita.
ResponderExcluirAcredito que seria viável aplicar aulas mediadas no sistema educacional público atual; desde que fosse feito, primeiramente, um bom trabalho com o corpo docente de conhecimento e aprofundamento do método, não só teórico, mas com aulas práticas. E num segundo momento, elaborar planos de aula que poderiam ser desenvolvidos em grupos por professores da mesma disciplina. E só depois de já ter alguns materiais em mão, e sentindo, por tanto, segurança e domínio da aplicabilidade do método, realizar as intervenções em sala de aula.
ResponderExcluirPoderíamos refletir profundamente sobre os problemas de aprendizagem que afetam o universo da Escola Pública que temos hoje no Brasil para chegarmos à conclusão de que todos os envolvidos no âmbito escolar estão descontentes com a sua qualidade e buscam uma aprendizagem mais significativa, com pedagogia que faça cumprir as funções sociais da Escola e seu compromisso político de socializar os conhecimentos historicamente produzidos às novas gerações, enquanto método de inserção social e direito das novas gerações.
ResponderExcluirÉ desejo de todos, inclusive do Governo, que a escola pública seja protagonista de inclusão social, para reparar as desigualdades estruturais de nossa sociedade.
Assim, o aprendizado de conhecimentos científicos deveria ser proporcionado, em todas as Escolas Públicas, para todos os alunos e todos os alunos deveriam se apropriar destes conhecimentos. A Educação seria instrumento transformador da nossa realidade social. Seria a educação transformar-se em real poder de cidadania.
Como conseguir desenvolver a capacidade de aprendizagem dos alunos e a capacidade de mediar o aprendizado dos conteúdos dos professores? Seria possível desenvolver a inteligência de todos?
Para responder às novas exigências da sociedade do conhecimento, as intervenções educativas precisariam abranger não somente a dimensão cognitiva, mas atentar também às dimensões afetivo-emocionais, socioculturais, éticas e morais.
O Professor Feuerstein criou a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), a Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (MLE), e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), comprovando, através de experiências, ser possível desenvolver a inteligência humana.
Tivemos a oportunidade de, como cursistas, através do Projeto “Aprendizagem Mediada: Novas perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação”, conhecer e aplicar a Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (MLE) e percebemos claramente que no sistema educacional que temos hoje, sobretudo no sistema público no qual estamos atuando, seria muito dificultoso, a curto prazo, termos aulas mediadas.
A Aprendizagem Mediada de Feuerstein pede por um modo de educar bastante diferente do convencional, alterando o que conhecemos tradicionalmente como didática, organização do ambiente de sala, modos de avaliação, relação professor-aluno, currículo e programas de ensino.
Seria necessário, portanto, criar em nossas escolas públicas um ambiente físico e humano muito diferente do que possuímos hoje. As escolas públicas estão sucateadas.
Teríamos que provocar a libertação dos professores de seus condicionamentos atuais. A capacitação dos docentes deverá ter início já nas Universidades e Faculdades.
Os Projetos Políticos Pedagógicos teriam que estabelecer a nova proposta pedagógica. A Organização Pedagógica é responsável pela coordenação, implantação e implementação, na Unidade Escolar, das diretrizes pedagógicas emanadas das Secretarias de Educação.
Portanto, acredito que poderemos vir a ter aulas mediadas no sistema educacional público brasileiro, desde que as Secretarias de Educação tornem de fato a Pedagogia Mediada proposta de governo educacional.