APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério XII – MEDIAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENÇA. CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Gerar sentimento de vínculo a diferentes grupos sociais, como aqueles formados por família, escola, associações, clubes e demais instituições. É trabalhar no sentido de inverter tendências nocivas ao bem-estar do mediado e dos grupos aos quais pertence, como isolamento, apatia, indiferença e alienação, conseqüências da cultura individualista contemporânea.

Precisamos uns dos outros... Veja que bela lição:


 
A criança é naturalmente aberta à sociabilidade, sendo que determinados tipos de “educação” a prejudicam depois...

O mediador como líder é uma autoridade reconhecida por compartilhar do sentimento de grupo e estimulá-lo...

Veja no vídeo abaixo:

 

Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar MEDIAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENÇA na prática em sua disciplina.

4 comentários:

  1. O intenso movimento pela qualidade e produtividade industrial, a globalização e a tecnologia nos fazem pensar na maneira como as pessoas adquirem ou são dotados de habilidades e capacidades. O mundo está mudando com rapidez e intensidade cada vez maior. A mudança sempre existiu na história da humanidade, mas não com o impacto com que ocorre hoje. Discutir com os alunos esses impactos é muito oportuno e possibilita o estudo de vários fatores como as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. Constatamos que muitos valores humanos, essenciais para a convivência em sociedade estão se perdendo. Diante de tamanha profusão de inovações constantes e que exercem grande influência sobre as pessoas, torna-se muito importante trazer esta discussão para a sala aula, estimulando a participação em atividades que vão além do conteúdo do ensino formal , onde aprendam também a conviver com a diversidade, a ter amigos, a avaliar princípios e valores, a se tornar cidadãos.

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  2. Todos ser humanos tem capacidades e habilidades diferentes umas das outras um depende do outro para ajudar nas dificuldades e na educação e igual um professor depende do outro cada um ajuda o outro da forma que pode da o seu melhor.

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  3. É importante valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo, começando dentro da sala de aula por que o professor é o espelho dos alunos , estimulando o rendimento e o comportamento escolar,ressaltando a importância da afetividade na escola e na família,orientando os alunos sobre os direitos e deveres de cada um,adotando atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação,aprendendo a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros e que todos tem suas qualidades e defeitos e que ninguém é igual a ninguém

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