Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
O mediador(professor) deve organizar e promover avaliações, tarefas e atividades para os mediados(alunos)que estejam adequadas à sua competência e capacidade, possibilitando-lhes alcançar sucesso nos esforços empreendidos, levando-os ao desenvolvimento dos sentimentos de competência, o que os levarão a acreditarem em si mesmos e passarão a investir em esforços para continuarem a obter êxitos.
ResponderExcluirO conteúdo sobre noções de cartografia é trabalhado em todas as séries do ensino fundamental com graus de dificuldade e adequação às capacidades diferentes, é um conteúdo necessário para a leitura e compreensão dos mapas e sempre retomado como linguagem amplamente utilizada pela disciplina de geografia. Dentro desse conteúdo a compreensão das coordenadas geográficas sempre cria um grande interesse nos alunos em descobrir, através dos desafios que são propostos, a possibilidade de localização de qualquer ponto ou objeto na superfície terrestre ao se fazer o cruzamento das latitudes com as longitudes. As atividades são preparadas para que construam conhecimentos fundamentais sobre essa linguagem. Durante o desenvolvimento das atividades alguns demonstram rápida compreensão e o desenvolvimento de competência e são motivados a explicar como chegaram aos resultados mostrando a necessidade de atenção e concentração na execução das mesmas. É interessante como o processo de aprendizagem, neste caso, leva todo o grupo envolvido a interagir uns com os outros na busca de interpretação e solução dos problemas. Embora nem todos atinjam o entendimento esperado, o sentimento de competência é percebido e é o próprio aluno que o vê como algo que pode ser conquistado com empenho e dedicação.
ResponderExcluirPara tanto nunca se deve perder de vista que o ensino de Química visa a contribuir para a formação da cidadania e dessa forma deve permitir o desenvolvimento de conhecimentos e valores (sentimento) que possam servir de instrumentos mediadores da interação do indivíduo com o mundo.
ResponderExcluirAlunos e professores competentes conseguem isso mais efetivamente ao contextualizar o aprendizado, o que pode ser feito com exemplos mais gerais, universais ou com exemplos de relevância mais local, regional.
Muito bom esse curso, adquirir conhecimento nunca é demais!
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