APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério IV – MEDIAÇÃO DO SENTIMENTO DE COMPETÊNCIA: CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Pessoas podem ser competentes e não se sentirem competentes. Para que haja esse sentimento, são necessárias referências externas que revelem o valor daquilo que as pessoas fazem, possibilitando critérios racionais para uma auto-avaliação fundamentada.

De modo geral, todo mediador deve ser capaz de se perceber no contexto do mediado, dentro de seu nível de desenvolvimento para ser capaz de proteger seu sentimento de competência.

Assista ao vídeo abaixo refletindo sobre como o segundo professor garantiu condições para que surgisse o sentimento de competência e como ele estimulou o comportamento do aluno para obter uma resposta competente.

 
Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar a MEDIAÇÃO DO SENTIMENTO DE COMPETÊNCIA na prática em sua disciplina.

4 comentários:

  1. O mediador(professor) deve organizar e promover avaliações, tarefas e atividades para os mediados(alunos)que estejam adequadas à sua competência e capacidade, possibilitando-lhes alcançar sucesso nos esforços empreendidos, levando-os ao desenvolvimento dos sentimentos de competência, o que os levarão a acreditarem em si mesmos e passarão a investir em esforços para continuarem a obter êxitos.

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  2. O conteúdo sobre noções de cartografia é trabalhado em todas as séries do ensino fundamental com graus de dificuldade e adequação às capacidades diferentes, é um conteúdo necessário para a leitura e compreensão dos mapas e sempre retomado como linguagem amplamente utilizada pela disciplina de geografia. Dentro desse conteúdo a compreensão das coordenadas geográficas sempre cria um grande interesse nos alunos em descobrir, através dos desafios que são propostos, a possibilidade de localização de qualquer ponto ou objeto na superfície terrestre ao se fazer o cruzamento das latitudes com as longitudes. As atividades são preparadas para que construam conhecimentos fundamentais sobre essa linguagem. Durante o desenvolvimento das atividades alguns demonstram rápida compreensão e o desenvolvimento de competência e são motivados a explicar como chegaram aos resultados mostrando a necessidade de atenção e concentração na execução das mesmas. É interessante como o processo de aprendizagem, neste caso, leva todo o grupo envolvido a interagir uns com os outros na busca de interpretação e solução dos problemas. Embora nem todos atinjam o entendimento esperado, o sentimento de competência é percebido e é o próprio aluno que o vê como algo que pode ser conquistado com empenho e dedicação.

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  3. Para tanto nunca se deve perder de vista que o ensino de Química visa a contribuir para a formação da cidadania e dessa forma deve permitir o desenvolvimento de conhecimentos e valores (sentimento) que possam servir de instrumentos mediadores da interação do indivíduo com o mundo.
    Alunos e professores competentes conseguem isso mais efetivamente ao contextualizar o aprendizado, o que pode ser feito com exemplos mais gerais, universais ou com exemplos de relevância mais local, regional.

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  4. Muito bom esse curso, adquirir conhecimento nunca é demais!

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