APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério VIII – MEDIAÇÃO DA CONDUTA DE BUSCA, PLANIFICAÇÃO E REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS: CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Tal conduta é apresentada pela pessoa que constantemente estabelece metas para si mesma, de modo a conquistar realização pessoal. A causa que gera busca e o alcance das metas está em fontes internas significativas, afetivas e cognitivas.

VALORES PSICOCOGNITIVO E PSICOAFETIVO DA CONDUTA DE BUSCA, PLANIFICAÇÃO E REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS:

PSICOCOGNITIVO: planejamento, organização, meios para atingir metas, representação mental (antecipação), seleção de estratégias, percepções espaço-temporais (onde? quando?), relações virtuais...

 Procure oferecer tarefas em que usem planejamento sistemático e os estimule. 

PSICOAFETIVO: dentro de sua própria cultura o indivíduo deve ser estimulado para alcançar o nível mais alto sempre. Não se deve impor algo fora do seu contexto como meta. 

O mediador deve diferenciar suas metas das metas do mediado.

Objetivos não precisam mudar, mas estratégias podem... O que mais importa aqui é tudo que se aprende elaborando para alcançar a meta, alcançando-a ou não...

Aspectos Cognitivos (meios) + Aspectos Afetivos (motivação que vem da ampliação do sistema de necessidades) = Condição para alcançar metas!!!
 
Veja do que um bom planejamento é capaz!

 
Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar a MEDIAÇÃO DA CONDUTA DE BUSCA, PLANIFICAÇÃO E REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS na prática em sua disciplina.

2 comentários:

  1. A ação educativa é um processo complexo que acompanha o indivíduo ao longo de toda a vida, inerente às experiências e às diversas fontes de aprendizagem, a maioria de difícil controle. A escolarização nesse contexto é uma forma de conduzir a formação humana sob modos de intervenção planejados e deve considerar pincípios éticos, culturais, cognitivos, sociais. Não podemos projetar na ação educativa um modelo inflexível e descontextualizado. Favorecer a aprendizagem é criar no aluno o sentido em desafiar-se constantemente e buscar na pesquisa enriquecer os conteúdos apreendidos na sala de aula. Devemos estar atento aos interesses dos alunos e as suas necessidade de planejamento, de clareza de metas e objetivos. O professor tem a difícil tarefa de canalizar objetivos e metas , perceber reações adversas, estimular lideranças e tendências positivas, estimular a curiosidade e o interesse pelo conhecimento.

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  2. Todos nos antes de planejar uma atividade para criança devemos ver se essa atividade vai chegar ao objetivo que nos queremos.O planejamento e algo fundamental para os professores pois ajuda nos a parar para pensar sobre as atividades e no que essa atividades ajuda no desenvolvimento para as crianças.

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