APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério X – MEDIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA MODIFICABILIDADE HUMANA. CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


O pilar da Experiência de Aprendizagem Mediada é a adoção permanente deste critério, o qual se baseia na convicção de que todos os seres humanos podem se modificar sempre, ao longo de toda a sua vida, desde que haja condições para tal. 

A falta dessa consciência por parte de mediador e mediado limita expectativas com relação a si mesmo e ao outro, bem como os objetivos para o desenvolvimento pessoal de ambos.

A pior crença que um educador pode carregar é: “Fulano não tem jeito!’” ; “É muito difícil Fulano melhorar...” ; “Ele nasceu assim, sempre foi assim, não tem jeito...”. É o inverso da educação!

Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar a MEDIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA MODIFICABILIDADE HUMANA na prática em sua disciplina.

3 comentários:

  1. No decorrer da nossa prática profissional nos deparamos muitas vezes com aqueles que são rotulados como “aluno problema”. As dificuldades de aprendizagem ou de adaptabilidade à escola para alguns alunos, as transformações físicas e psicológicas pelas quais todos passam e o sentimento de impotência dos professores para lidar com essa situação forma um círculo vicioso. O professor precisa acreditar no papel social da escola e da educação, colocando o “aluno problema" como um desafio, atenuando os possíveis conflitos e inseguranças e favorecendo a aprendizagem Temos qualificação e talento de professores, o que pressupõe que podemos contribuir para modificar tal situação. Nesse sentido pais, aluno, escola e professor devem ter claros os distintos papéis que exercem, com o objetivo de provocar no processo ensino-aprendizagem o interesse por conhecimentos e as atitudes e comportamentos necessários ao desenvolvimento do ser humano, incentivando a consciência crítica que esta na base das atitudes e no relacionamento com o outro e com o mundo. As expectativas, em termos de comportamento e de aprendizagem, colocadas sobre o aluno influenciarão em muito seu desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM O QUE A COLEGA ESTÁ FALANDO E GOSTARIA DE COMPLEMENTAR QUE MUITOS PROFESSORES INCENTIVAM OS ALUNOS "PROBLEMAS", MAS INFELIZMENTE MUITOS TAMBÉM ABANDONAM O CASO E ALEGAM REALMENTE NÃO TER JEITO.
      TEMOS SIM TALENTO DE PROFESSORES, MAS MUITOS SE SENTEM FRUSTRADOS POR NÃO CONSEGUIREM POR EM PRÁTICA O QUE APRENDEM NA TEORIA.

      PROFª. CARLA GRANDIS LEPRI (SALA DE RECURSOS DO BENJAMIN).

      Excluir
  2. Neste tipo de mediação a Química na questão da sua identidade parece conter um saber de múltiplas faces, com ramificações inumeráveis tanto nas profundezas da terra como no espaço, que interessa tanto à agricultura, à indústria pesada e fina, como à farmacologia. É uma ciência que atravessa as fronteiras entre o inerte e o vivo, entre o microscópico e o macroscópico. Como atribuir uma identidade a uma ciência que parece estar ao mesmo tempo em todo lugar e em lugar algum?
    Sendo consciente da modificabilidade o estudo da Química contribui para tal aproximação. Contudo, as abordagens neste sentido não podem ser ingênuas e superficiais com caráter amador. Deve sim, apresentar-se com recurso instrucional frutífero para a construção, contextualização do conhecimento, aprendizagem significativa e mudança conceitual dos alunos.

    ResponderExcluir