Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
Conheça mais: www.icelp.org
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
O vídeo mostra que se pode ousar, ir além das convenções. A criatividade está em querer agir e descobrir novos caminhos...
ResponderExcluirSou professora de Sala de Recursos e tenho o privilégio de ter um computador com acesso a internet para uso durante as aulas. Em uma ocasião perguntei a um aluno se ele sabia o significado do seu nome e como não sabia sugeri que fizesse uma pesquisa naquele mesmo instante. Foi um momento muito rico pois pude aproveitar o assunto e relacionar com vários conteúdos. Devido o sucesso da experiência, repeti a atividade com outros alunos e também tive êxito em abordar vários assuntos relacionados e até surgiram novos.Acredito que o sucesso desta atividade deve-se a curiosidade e a identificação, pois o nome do aluno era o ponto central da atividade.
ResponderExcluirSabendo que a mediação da aprendizagem é um tipo especial de interação entre quem ensina(mediador) e quem aprende(mediado), no estudo da História o critério de MEDIAÇÃO DA INTENCIONALIDADE E DA RECIPROCIDADE ocorre constantemente,pois, como professores mediadores, deixamos clara para os alunos (mediados, nossa intenção de modificabilidade e propomos o "contrato pedagógico" para conquistar a vontade de aprender dos alunos (mediados).
ResponderExcluirA geografia, disciplina com a qual trabalho, busca permanentemente uma reflexão sobre sua prática, em função de seu objeto de estudo_ o espaço geográfico, seu entendimento e a dinâmica social que o constrói e o modifica constantemente. Essa especificidade da disciplina nos remete a inserir o cotidiano, espaço de vivência do aluno e as suas formas de representatividade, como elemento importante para o entendimento e a significação dos conteúdos na prática da sala de aula. Sempre iniciamos o ano com a questão ” para que serve e como aprender geografia”, tentando introduzir o aluno como parte do espaço e como agente atuante e modificador. Preenchendo uma “ficha de identificação” o aluno é estimulado a perceber que ocupa um lugar neste espaço, portanto faz parte dele. Através de dados sobre a localização de sua casa, seu bairro, seu município, seu estado, buscamos fazê-lo perceber as múltiplas escalas espaciais que se utiliza para localização, compreensão e organização do espaço geográfico e do mundo em que vivemos, desde a escala local até a nacional e mundial. Essas noções espaciais permitem aos alunos uma elaboração de conceitos de lugar, paisagem, sociedade, natureza, território, região, sem consolidar essa aprendizagem no Ensino Fundamental , pois esta é uma tarefa que continua no processo elaboração e reelaboração dos conceitos que estão se formando e sendo entendidos conforme as vivências e a aprendizagem.
ResponderExcluirSou professora de Língua Portuguesa, trabalho com o Ensino Médio e entendo que a comunicação é um processo de construção de significados em que os sujeitos interagem socialmente.
ResponderExcluirAtravés de leituras, interpretações e produções das mais variadas tipologias textuais procuramos: estabelecer as relações entre textos e contextos históricos sociais, levar os alunos a pensar e refletir sobre a temática trabalhada, conhecer as particularidades de cada autor e compreender o momento contemporâneo.
Dessa forma, a intencionalidade e a reciprocidade encontram espaço dentro das atividades desenvolvidas nessa disciplina; pois o ensino da língua garante aos alunos o uso ético e estético da linguagem verbal, faz compreender que pela e na linguagem é possível transformar e reiterar o social, o cultural e o pessoal.
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ResponderExcluirSou professora de Língua Portuguesa, trabalho com o Ensino Médio e entendo que a comunicação é um processo de construção de significados em que os sujeitos interagem socialmente.
ResponderExcluirAtravés de leituras, interpretações e produções das mais variadas tipologias textuais procuramos: estabelecer as relações entre textos e contextos históricos sociais, levar os alunos a pensar e refletir sobre a temática trabalhada, conhecer as particularidades de cada autor e compreender o momento contemporâneo.
Dessa forma, a intencionalidade e a reciprocidade encontram espaço dentro das atividades desenvolvidas nessa disciplina; pois o ensino da língua garante aos alunos o uso ético e estético da linguagem verbal, faz compreender que pela e na linguagem é possível transformar e reiterar o social, o cultural e o pessoal
Dorotilde - Curso de Aprendizagem Medida - 31/05/2.012
ExcluirNa Educação Física o 1º. critério universal de MEDIAÇÃO DA INTENCIONALIDADE E RECIPROCIDADE ocorre na maioria das aulas.
Professores (mediadores) interagem com alunos (mediados) informando aos menos interessados que não pretendemos formar Atletas, mas desejamos que todos participem das atividades, que na maioria são propostas em forma de "Desafios".
Sabemos que todo ser humano orientado pela Experiência da Aprendizagem Mediada e trabalhado intencionalmente pelo Mediador, havendo reciprocidade, é beneficiado em seus aspectos Bio-Psico-Social e também pelo 10º.critério universal da MEDIAÇÃO DA CONCIÊNCIA DA MODIFICABILIDADE HUMANA,evolui modificando-se e participando alegremente das Aulas, vivenciando atividades físicas prazerosa e jogos
que desconhecia.
Como o ensino atualmente pressupõe um número muito grande de conteúdos a serem desenvolvidos com detalhamento muitas vezes exagerado, alega-se falta de tempo e necessidade de “correr com a matéria”, desconsiderando-se a interação efetiva do estudante no diálogo mediador da construção do conhecimento. Além de promover esse diálogo, é preciso objetivar um ensino que possa contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento, que possibilite melhor compreensão do mundo físico e para a construção da cidadania, colocando em pauta na sala de aula, conhecimentos relevantes, que façam sentidos e possam se integrar à vida do aluno. Acredito que com essa intenção existe a possibilidade da reciprocidade.
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