Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
O papel do mediador(professor) é orientar os mediados(alunos)para se apropriarem das significações dos conteúdos disciplinares e das tarefas e atividades que lhes são passadas e propostas. Só assim, auxiliarão os alunos na construção do conhecimento, atingindo a modificabilidade cognitiva. O significado, a significação dos conteúdos disciplinares da história devem possibilitar aprendizagem relevante e despertar o interesse dos alunos, criando maior dimensão para o ato de aprender.
ResponderExcluirCreio que a compreensão deste tópico, seja um dos mais importantes para garantir o sucesso de uma mediação escolar, pois antes da aprendizagem de qualquer conteúdo,os educandos trazem em si valores naturalmente construídos em sua trajetória de vida e são estes que irão sinalizar o que de fato faz sentido aprender. No entanto o próprio processo de aprendizado formal,é também gerador de valores sendo portanto sua função duplamente necessária para a sociedade. Com relato sito uma situação em que alguns alunos meus falavam com certo orgulho de um amigo deles que vendia drogas e era temido. Aproveitei o assunto e solicitei que fizessem um PNI (pontos Positivos; Negativos:Interessantes) da seguinte frase " O amigo da Carol vende maconha no bairro". Apesar das risadas percebi que eles estavam envolvidos com a tarefa e era o que importava. No final fizemos um levantamento e ele perceberam que a coluna dos pontos negativos estava bem maior.Neste caso o exemplo tratou de um valor social, mas esta atividade pode ser feita com qualquer assunto de interesse dos alunos e fornece um panorama visual de respostas a serem discutidas.
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ResponderExcluirO aluno só entende a importância dos conhecimentos geográficos quando percebe que a geografia é uma ciência que ganha significado a medida que estabelece um envolvimento de participação e afetividade com que se aprende. A experiência com o material do Projeto “O Rio da Minha Rua” desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Londrina-Pr , Secretaria de Meio Ambiente - SEMA e outras parcerias, trata-se de um novo modelo de Gestão Ambiental, que visa a educação ambiental não formal. O projeto conta com um material de divulgação e reflexão que, trabalhado em sala de aula como material de apoio, leva os alunos a reconhecerem as microbacias hidrográficas do seu município, a localização do seu bairro e do curso d’ água mais próximo de sua casa e, quase de forma espontânea à investigação curiosa das condições de utilização, poluição e degradação. O aluno percebe-se como cidadão e que suas atitudes podem interferir na preservação dos rios. O objetivo é a construção de um laço afetivo com o rio da sua rua. O resultado é a interação dos alunos que fazem depoimentos, críticas e sugerem a realização de ações positivas de preservação e recuperação dos recursos hídricos.
ResponderExcluirUma atividade bastante significativa foi o debate regrado, realizado após a leitura de alguns textos que tratavam sobre os benefícios e malefícios das inovações tecnológicas. Primeiramente fizemos o estudo dos textos, depois a divisão da sala em dois grandes grupos, na qual um deveria defender os benefícios e o outro os malefícios da tecnologia. Logo após, os grupos passaram as pesquisas para um melhor embasamento do tema. Posteriormente foi realizado o debate, momento em que cada grupo pode colocar suas posições e argumentações sobre o tema que deveria defender. A aprendizagem foi além das expectativas e contribuiu para muitas reflexões sobre o assunto.
ResponderExcluirPara exemplificar a mediação do significado em Química, um estudo sobre a problemática do uso ou não de conservantes em alimentos abordaria vários aspectos do conhecimento químico, tais como natureza e rapidez das transformações responsáveis pelas degradações dos alimentos, natureza química dos conservantes, interações com o organismo humano. Para ampliar o significado do exemplo citado é necessário ainda, que se analisem os aspectos socioeconômicos e éticos envolvidos.
ResponderExcluirDorotilde – Aprendizagem Mediada – 12 de Maio de 2.012
ResponderExcluirOs jogos fazem parte do currículo nas aulas de Educação Física, transcendem o currículo fazendo parte da vida de muitos e têm significado importante: Todos jogam para ganhar. A vitória fascina. Isso envolve: desejo de vencer, participação, respeito às regras, superação... Exemplo: Nas aulas de Volleyball, iniciamos com uma pesquisa do histórico. Então fazemos um debate entre os pesquisadores.
Quem criou o Volleyball? Onde? Quando? Como? Por que? Esse jogo, criado há mais de 1 século continua sendo importante? Evoluiu? Por que as regras foram modificadas e adaptadas para a apresentação na Mídia? A quem interessa e beneficia os intervalos dos jogos na Televisão? Por que devemos aprender as regras do jogo? Por que devemos rever os fundamentos? O trabalho em equipe influencia no resultado do jogo? ...
Essa intencionalidade incentiva o conhecimento e pode ser aplicada nos demais Esportes, se houver reciprocidade dos mediados.
O respeito às regras do jogo, desenvolve qualidades morais como ética, integridade, honestidade...
Infrações às regras acontecem durante os jogos, abe ao Professor (Medador),
agregar valores, aplicando a Mediação do Significado, comparando situações, fazendo perguntas e observações, que façam os participantes concluírem a necessidade de serem honestos nos jogos e principalmente na Vida!
O papel do professor e ensinar os conteúdos dos alunos de forma mais fácil fazendo mediação para que eles possam entender e despertar o interesse e as curiosidades.
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