APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério V – MEDIAÇÃO DO CONTROLE E DA REGULAÇÃO DA CONDUTA: CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Cada atividade e cada contexto de aprendizagem pedem por um comportamento e uma abordagem adequados. Cabe ao mediador favorecer com que o mediado perceba essa relação entre contexto e comportamento, estimulando a ação quando sabe que o mediado tem pré-requisitos para agir ou controlando a impulsividade da resposta quando sabe que o mediado ainda precisa se desenvolver.

Comportamento não regulado leva à falha e afeta sentimento de competência. O mediado deve tomar consciência de seu próprio ritmo e conseguir antecipar seu comportamento conforme o contexto...

Assista novamente ao vídeo do Critério IV e verá como uma conduta regulada está intimamente ligada ao sentimento de competência...

Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar a MEDIAÇÃO DO CONTROLE E DA REGULAÇÃO DA CONDUTA na prática em sua disciplina.

2 comentários:

  1. Segundo Feuerstein o mediador deve ter habilidade para levar o mediado a criar a flexibilidade e a plasticidade necessárias para conquistar autonomia na decisão de iniciar seu comportamento ou de inibí-lo, aplicando sua energia, tempo e dedicação de forma a executar a tarefa proposta adequadamente. Desta forma os professores devem enfatizar e valorar o processo realizado pelo aluno e não somente o produto das atividades que realizaram.

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  2. Nos estudos sobre as coordenadas geográficas, notamos claramente a necessidade do controle e da regulação. Os impulsivos erram e os que demoram demais perdem o estímulo ao observam a euforia dos demais. Para que todos possam participar com relativo sucesso, novos desafios são propostos com mais detalhes e adequação à capacidade dos que não alcançaram o objetivo. A estratégia para a motivação daqueles que não conseguiram é fazê-los pensar nos passos que são necessários para chegar à resposta correta. Com o auxílio do professor e dos alunos que já compreenderam o processo, começamos por enumerar as fases que são importantes: leitura, interpretação, informações relevantes do problema em questão, coleta de dados do problema, cruzamento dos dados e localização do lugar, objeto ou fenômeno. Para isso, todos devem ler as orientações e dicas da atividade proposta pausadamente, refletindo sobre cada nova informação apresentada para destacá-la como relevante ou não para se chegar a solução do problema.

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