APRESENTAÇÃO GERAL

O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?

Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.

A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).

O que é Mediação?

A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:

“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”

O que faz um Mediador?

Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.

Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.

Conheça mais: www.icelp.org

CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN

ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:

APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.

VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!

ABRAÇOS!

Critério XI – MEDIAÇÃO DA ESCOLHA DA ALTERNATIVA OTIMISTA. CONTE AQUI COMO VOCÊ JÁ APLICOU OU PODE APLICAR NA PRÁTICA EM SUA DISCIPLINA


Não se trata de falta de realismo (ex.: uma criança de 2 anos não pode resolver equação do 2º grau... não é pessimismo, mas realismo...). Quando estamos numa situação na qual a probabilidade de falha é grande, não é uma situação de escolher alternativa pessimista ou otimista. Nem quando a probabilidade é totalmente positiva. A escolha por alternativas só se dá em situações 50/50 ou próximas deste equilíbrio.

Mas ocorre que o pessimista não percebe elementos reais que ajudam na solução... Otimismo aqui é positividade... “Não se prenda fixamente aos obstáculos, pense nas soluções!”

Escolha da alternativa pessimista: leva à indiferença e passividade.

Escolha da alternativa otimista: leva à ativação de todos os recursos positivos para o alcance de metas.
Conte aqui como você já aplicou ou pode aplicar MEDIAÇÃO DA ESCOLHA DA ALTERNATIVA OTIMISTA na prática em sua disciplina.

2 comentários:

  1. A geografia é uma ciência inspirada na discussão e na crítica sobre o que acontece no mundo. Como cidadãos em um país com tantos problemas econômicos, políticos e sociais e como educadores, conscientes do impacto do nosso trabalho no desenvolvimento das gerações futuras, promover uma atitude positiva e otimista é um dos nossos maiores desafios e um passo para tornar este mundo um lugar melhor. Frutos de uma cultura e uma educação bastante pessimista, muitas vezes somos levados a buscar estratégias para romper com idéias e visões negativas dos alunos sobre nosso país , reflexos das frustrações e de um conjunto de valores repassados pelos pais. É fundamental, neste caso, apresentar aos alunos os aspectos positivos, as potencialidades, os recursos naturais e humanos de que o país dispõe, tomando cuidado para não supervalorizar , mas sim formar uma atitude critica diante dos problemas e das possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente alunos que possuem dificuldade específica,transtorno ou determinada deficiência tendem maior probabilidade de desistirem ou se acharem incapazes de resolverem determinadas tarefas. Acredito que o professor sendo mediador, agirá com otimismo e terá que incentivá-lo a não desistir, através de indagações direcionadas, levá-lo a resolver o problema.

    Professora: Carla Grandis Lepri (Prof. Sala de Recursos do Col.Benjamin Constant)

    ResponderExcluir