Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
A geografia é uma ciência inspirada na discussão e na crítica sobre o que acontece no mundo. Como cidadãos em um país com tantos problemas econômicos, políticos e sociais e como educadores, conscientes do impacto do nosso trabalho no desenvolvimento das gerações futuras, promover uma atitude positiva e otimista é um dos nossos maiores desafios e um passo para tornar este mundo um lugar melhor. Frutos de uma cultura e uma educação bastante pessimista, muitas vezes somos levados a buscar estratégias para romper com idéias e visões negativas dos alunos sobre nosso país , reflexos das frustrações e de um conjunto de valores repassados pelos pais. É fundamental, neste caso, apresentar aos alunos os aspectos positivos, as potencialidades, os recursos naturais e humanos de que o país dispõe, tomando cuidado para não supervalorizar , mas sim formar uma atitude critica diante dos problemas e das possibilidades.
ResponderExcluirGeralmente alunos que possuem dificuldade específica,transtorno ou determinada deficiência tendem maior probabilidade de desistirem ou se acharem incapazes de resolverem determinadas tarefas. Acredito que o professor sendo mediador, agirá com otimismo e terá que incentivá-lo a não desistir, através de indagações direcionadas, levá-lo a resolver o problema.
ResponderExcluirProfessora: Carla Grandis Lepri (Prof. Sala de Recursos do Col.Benjamin Constant)