Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
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ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
Uma coisa que vejo funcionar com os meus alunos é a montagem de esquemas visuais,por exemplo, elaborar desenhos ou usar objetos para representar uma situação-problema, tornando-se mais íntimo dos elementos utilizados na formulação da pergunta.Isso funciona para matemática, história, português, etc. É uma maneira de se aproximar do assunto.
ResponderExcluirDiferentemente dos processos de ensino e de aprendizagem que ocorriam nas décadas anteriores, a Disciplina de História, hoje, procura orientar os educandos(mediados) para construção do conhecimento histórico, ou seja, os professores(mediadores) orientam concientemente os alunos, através do estudo do passado, para que percebam e aprendam que o fazer e pensar do homem constroem o futuro da humanidade, promovendo inclusive a transferência, onde o aluno também se percebe como ser histórico.
ResponderExcluirNa disciplina de geografia a construção do conhecimento a partir do local para a compreensão do global atenta sobre a importância de se perceber que o que se aprende deve ser útil e aplicável em suas ações. A capacidade de conhecer o mundo e de nele atuar é uma construção social que depende das relações que o ser humano estabelece com o meio em que vive. Um exemplo que pode ser mencionado são os estudos socioambientais. Através desse estudo procuramos fazer com que o aluno reconheça a ação dos seres humanos no espaço e no tempo e que se perceba como sujeito nessa relação, como membro da sociedade, portanto, responsável por suas escolhas, entre elas, a de defensores ou não do meio ambiente, ou ainda, que seja capaz de uma postura crítica diante de um contexto de inquietação e denúncia sobre os desequilíbrios ambientais.
ResponderExcluirNas atividades em grupo podemos observar que os alunos conseguem desenvolver melhor os trabalhos propostos, depois de algumas atividades já trabalhadas. Desta forma, percebemos que os alunos conseguem transferir os conhecimentos adquiridos para as atividades futuras, desde a organização do grupo, a dinâmica na troca de experiência e a obtenção dos resultados desejados.
ResponderExcluirNa prática educativa em Química, para se obter a aproximação diante do critério de transcendência a Química não deve ser entendida como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana em constante mudança.
ResponderExcluirNa minha prática de estudande do curso de Pedagogia 3º semestre, passo costantemente por transcendência, a cada dia que passa conhecimentos novos ou aprimoração dos conhecimentos velhos, são adquiridos cada vez mais.
ResponderExcluirDorotilde - Aprendizagem Mediada - 11 de Maio de 2.012
ResponderExcluirNa Educação Física, o principal objetivo é que a prática de atividades físicas
tornem-se hábitos saudáveis durante a vida.
As atividades físicas, orientadas nas escolas pelo Professor (Mediador), para
crianças e adolescentes (Mediados), internalizadas no presente, transcendem essas faixas etárias e são opções futuras de lazer, melhorando a saúde física, a saúde mental, a convivência social e a qualidade de vida.
As ações atuais contribuem para que o Mediado retire, da situação presente,
referências e decisões a serem tomadas em situações futuras e diversas.