Espaço de discussão complementar para a formação de professores participantes do Projeto "Aprendizagem Mediada: Novas Perspectivas em Metodologia de Ensino e Avaliação", baseado nas teorias de Reuven Feuerstein. Encontra justificativa nas atuais demandas por uma educação que vise o desenvolvimento de autonomia cognitiva para a autoperpetuação do ato de aprender (aprender a aprender), como modo de adquirir adaptabilidade constante e instrumentalização para intervenção na cultura.
APRESENTAÇÃO GERAL
O que é Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)?
Toda interação humana que visa provocar mudanças significativas e duradouras no sentido de promoção do potencial de aprendizagem da pessoa.
A EAM SE BASEIA NO FATO DE QUE É POSSÍVEL EDUCAR COM BASE EM CRITÉRIOS QUE GERAM FLEXIBILIDADE COGNITIVA E AFETIVA, OS QUAIS FAVORECEM ABERTURA À APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL (PROPENSÃO A MODIFICAR E APRIMORAR CONSTANTEMENTE O MODO DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS PROCESSOS MENTAIS, COMO PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
O que é Mediação?
A citação de Myron Tribus (ex-diretor do MIT adepto às teorias de Reuven Feuerstein) sintetiza:
“O ensino presume que a inteligência já está desenvolvida e que o domínio da matéria é o principal objetivo. A mediação está preocupada em fazer com que os estudantes dominem o próprio processo de raciocínio”
O que faz um Mediador?
Todos os educadores à volta daqueles que aprendem devem ser Mediadores. No caso dos escolares, pais, professores e gestores devem ser Mediadores. A eficiência dos Critérios de Mediação depende da ação conjunta e integrada de todos.
Mediadores agem constantemente guiados pelos doze Critérios de Mediação de Reuven Feuerstein, conjuntos de atitudes baseadas em valores e convicções, refletidas em ações educativas focadas no desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva como decorrentes da FLEXIBILIZAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA, OBJETIVO CENTRAL DE CADA CRITÉRIO.
Conheça mais: www.icelp.org
CLIQUE AQUI PARA VER A BELA MENSAGEM DE REUVEN FEUERSTEIN
ATENÇÃO, SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO DE ESTUDO:
APÓS LEITURA DE CADA CRITÉRIO DO MATERIAL DISTRIBUÍDO NO PRIMEIRO DIA DE CURSO, CLIQUE NO CRITÉRIO CORRESPONDENTE AO LADO DIREITO DA TELA, LEIA O TEXTO, ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AO QUE SE PEDE. FAÇA ISSO POR ORDEM PARA CADA UM DOS CRITÉRIOS, DE I a XII.
VAMOS APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS!
ABRAÇOS!
OLÁ PROF. CARLOS EDUARDO.
ResponderExcluirSOU PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS, DO COLÉGIO ESTADUAL BENJAMIN CONSTANT, EM LONDRINA, NO PR.
ACREDITO QUE JÁ TENHA APLICADO A MEDIAÇÃO DO DESAFIO COM MEUS ALUNOS, POIS ESTOU SEMPRE PROPONDO ATIVIDADES INOVADORAS E ATÉ DESCONHECIDAS, PARA ELES.
NOSSA PRÓPRIA SALA, JÁ SERIA UM CONTEXTO NOVO, DENTRO DO AMBITO ESCOLAR E A PRÓPRIA INCLUSÃO DOS MEUS ALUNOS JÁ TORNA-SE A MEU VER, UM ENORME DESAFIO.
EU TENTO PREPARÁ-LOS PARA ENFRENTAR ENVENTUAIS PROBLEMAS, QUE PODERÃO SURGIR NESTA CAMINHADA, DENOMINADA INCLUSÃO.
ABRAÇOS,
CARLA GRANDIS LEPRI.
A educação geográfica é base essencial para a compreensão de nosso lugar no mundo e de como as pessoas interagem nele. Portanto, é capaz de contribuir de forma significativa para promover e ampliar os conhecimentos da escala local à global. A cartografia é uma linguagem que expressa fatos e fenômenos observados em determinado local e constitui importante instrumento de reflexão permitindo a leitura dos fenômenos em diversas escalas. Dominar essa linguagem é uma proposta desafiadora, quando saber ler mapas, torna-se posse de procedimentos que possibilitam o acesso a outras informações sobre o mundo que nos auxiliam a compreender a realidade e nela atuar. Tais procedimentos permitem que os alunos observem alguns dos diferentes aspectos representados no mapa, estabeleçam relações entre os fenômenos e sua localização e obtenha informações. Todo processo, pressupõe um encaminhamento que leve os alunos a adquirir habilidades de leitura do mapa ao longo de sua vida escolar, que vão das mais simples às mais complexas. Por exemplo: com base em um mapa representando as áreas de ocupação habitacional irregular do município de Londrina, o aluno será capaz de localizar as áreas mais vulneráveis, a complexidade do problema, refletir como se dá o processo de ocupação do espaço e explicar, em parte, o uso do solo que se faz no município. Correlacionando dados e informações ele conseguirá apontar quais intervenções seriam necessárias em diferentes lugares para amenizar o problema.
ResponderExcluirPor medo de nao dar conta da sala de aula muitos professores nao mudam a sua maneira de trabalhar.
ResponderExcluirmas na minha opiniao e que o professor nao tem que ter medo por que tudo na vida nao é facil mais o reconhecimento é grandioso.